“Este é um programa que tem o objetivo de devolver plenas condições de tráfego a segmentos que precisam de algum reparo, além de estender a vida útil da nossa malha viária. A escolha dos itinerários que entram no programa é feita a partir de estudo técnico, que identifica as rodovias que estão danificadas e quais os serviços adequados para cada uma delas”, explica o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.
Até o fim de dezembro, cerca de 320 km de pavimento foram recuperados e outros 330 estão com obras e estudos em curso. As intervenções incluem os serviços de reciclagem de base com adição de brita, imprimação, Tratamento Superficial Duplo (TSD) e microrrevestimento.
Entre os percursos já concluídos estão a CE-138, entre os municípios de Cristais e Morada Nova; CE-311, trecho que liga Granja a Viçosa; a CE-065, trecho de Palmácia a Pacoti; e a CE- 187, via que interliga Hidrolândia a Ipueiras.
“Utilizamos dois critérios principais para a seleção dos trechos prioritários que receberão a recuperação funcional: em primeiro lugar, observamos os resultados fornecidos no Levantamento Visual Contínuo (LVC), que se refere ao estudo anual elaborado pela SOP sobre as condições das rodovias estaduais. Em um segundo momento, levamos em consideração a avaliação técnica dos nossos gerentes regionais, que nos indicam as vias mais danificadas. A partir da escolha, são realizados ensaios laboratoriais, coletas, levantamento topográfico, todo um estudo para identificar quais os serviços mais adequados a serem executados naquele segmento específico”, detalha a gerente de Projetos Rodoviários e Controle de Qualidade da SOP, Larissa Augusto.
Hoje, entre os intervalos em andamento estão a CE-288 no município de Aurora, com 94%; a CE-257, trecho que compreende Varjota a Hidrolândia, com 72%; além da CE-321, na região de Sobral, que liga Graça à localidade de Lapa, com 20%. Os trabalhos devem ter continuidade ao longo deste ano.
Investimento permanente
Além do Programa de Recuperação Funcional, a SOP realiza melhorias rotineiras em sua malha viária por meio de contratos de serviços, executados anualmente, como Conserva e Manutenção e CBUQ, além de obras rodoviárias de implantação, pavimentação, duplicação e restauração executadas pelo Ceará de Ponta a Ponta. Em 2023, os investimentos em infraestrutura rodoviária somaram R$ 667 milhões.
Avaliação das rodovias
Realizado no mês de agosto, após a quadra chuvosa, o LVC é uma metodologia de análise importante para definir os investimentos e serviços adequados à cada rodovia.