segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

ASSEMBLEIA INSTALA COMITÊ PELA PREVENÇÃO DE HOMICÍDIOS NA ADOLESCÊNCIA

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará vai instalar, na terça-feira (23/02), o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. O Comitê é uma parceria entre a Assembleia e o Unicef.
Presidido pelo deputado Ivo Gomes (Pros), o Comitê terá como relator o deputado Renato Roseno (Psol). Os demais componentes são os deputados Zé Ailton Brasil (PP), Augusta Brito (PCdoB) e Bethrose (PRP), que presidem comissões técnicas relacionadas ao assunto, respectivamente, Direitos Humanos e Cidadania; Juventude; Infância e Adolescência. Esses colegiados atuarão junto ao Comitê.
Embora os índices de homicídios tenham caído nos últimos meses no Estado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Ceará ainda apresenta uma das maiores taxas de mortes violentas de jovens do País; entre as capitais, Fortaleza lidera o ranking das mortes de adolescentes entre 10 e 19 anos.
“Nossa responsabilidade, portanto, será investigar as razões que levaram jovens cearenses a cometer ou ser vítimas de homicídios, suas trajetórias de vida e a ambiência afetiva dos seus entornos familiares e sociais. Ao final da pesquisa, proporemos ações concretas para que esse fenômeno seja evitado. Vai ser um trabalho complexo e inovador”, explica o deputado Ivo Gomes.
Sob a coordenação técnica do Unicef, serão realizadas pesquisas de campo, seminários e audiências públicas, com a elaboração de um relatório com propostas de intervenção, por meio de políticas públicas.