sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

REGIÃO NORTE RECEBE II SEMINÁRIO TERRITORIAL DO PACTO POR UM CEARÁ PACÍFICO

“Esse compromisso é uma estratégia de articulação de poderes, setores do Governo e da sociedade, para que possamos arregimentar forças e fazer frente ao desafio de reduzir a violência e construir comunidades mais pacíficas”. Assim afirmou a vice-governadora e coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico, Izolda Cela, nesta quinta-feira (25), durante abertura do II Seminário Territorial do Pacto por um Ceará Pacífico, realizado no município de Sobral, na Região Norte do Estado.
DSC 0058 webO encontro, que envolveu cerca de 350 pessoas de instituições e sociedade civil ligadas diretamente aos bairros Vila União e Cidade Dr. José Euclides, que contempla a comunidade Nova Caiçara, visa fazer a articulação social, apresentando e discutindo as potencialidades e necessidades do território. O seminário dá início ao processo de pactuação entre as esferas de poder e os agentes sociais, na perspectiva de uma governança participativa. No último dia 18 o seminário foi realizado na Escola de Educação Profissional Maria Ângela Silveira Borges, no Vicente Pinzon, em Fortaleza. O território é o primeiro de atuação do Pacto na Capital.
DSC 0052 webAo lado do prefeito Veveu Arruda, Izolda Cela disse que políticas públicas integradas em diversos setores do Estado e sociedade civil trarão ainda mais paz ao Estado. "Se pensarmos em ações integradas e ordenadas de segurança - aliando políticas públicas de saúde, cultura, educação e lazer - é certo que teremos bairros, municípios e um Estado cada vez mais pacífico. Temos que ser criativos e proativos para que possamos ter condições de ampliar ainda mais nossa zona de enfrentamento contra a violência urbana", informou.
DSC 0139 webDurante o seminário foi apresentado ainda à queda de 9,5% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte –, registrada no Estado em 2015, se comparado com o ano anterior. Fortaleza apresentou a maior queda – 17%, quase o triplo da meta de 6%.
O encontro contou ainda com a presença dos secretários Lúcio Gomes (Cidades), Maurício Holanda (Educação) e Mirian Sobreira (SPD); o secretário adjunto da Secretaria da Justiça, Sandro Camilo; o secretário executivo da Secretaria do Esporte, Márcio Brito; o superintendente do Detran-Ce, Igor Ponte; além de representações das comunidades sobralense.