quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

FORTALEZA RECEBE PRIMEIRO ESPAÇO MAIS INFÂNCIA DO ESTADO

Um equipamento colorido e cheio de artigos infantis. Esse é o Espaço Mais Infância, que foi entregue nesta quarta-feira (24), na Praça Luíza Távora, em Fortaleza, pelo Governo do Ceará. Ao lado do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela e do Presidente da Assembleia Legislativa Zezinho Albuquerque, a primeira-dama e idealizadora do programa Mais Infância Ceará, Onélia Maria Leite de Santana, comandou a solenidade e garantiu que "o espaço envolverá crianças e adultos, auxiliando no lazer de cada um".
 MVS9785 webO novo espaço foi pensado para estimular o desenvolvimento infantil. "O desenvolvimento infantil se dá a partir do brincar. Seja lúdico ou direcionado, o brincar é fundamental para o fortalecimento de vínculo com a família. Sou da Educação e sei a importância do desenvolvimento infantil para nosso Estado, por isso ouvimos os estudiosos da área e idealizamos esse espaço com muito carinho".
 MVS9802 webO "Espaço Mais Infância" é uma das ações do Programa Mais Infância Ceará. O funcionamento do equipamento é de responsabilidade do Governo do Estado e do Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE), que o manterão aberto diariamente para o público. O local é composto por brinquedoteca, biblioteca infantil, sala de multimídia e cozinha gourmet para crianças. O foco é principalmente a criança e a partir dela, contemplar, ainda, seus familiares, cuidadores, profissionais e a sociedade como um todo.
160224 MAIS INFANCIA MG 8405 webO governador Camilo Santana parabenizou a iniciativa e reforçou que é preciso trabalhar políticas voltadas para as crianças. "Esse é um espaço físico do programa Mais Infância Ceará, que vai dar oportunidade para as crianças terem um local de brincar, estudar e aprender. É fundamental olhar para criança nessa fase inicial de vida, pois isso pode comprometer ou garantir um futuro melhor", salientou.
160224 MAIS INFANCIA MG 8387 webPara o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), Luiz Gastão, a criança não pode perder a essência de ser criança. "O equipamento dará a oportunidade de mostrar uma série de atividades que complementam a formação da criança, que deve ter o convívio com as artes, o cinema, brinquedos e possa ser efetivamente criança. Já a diretora regional do Sesc/CE, Regina Leitão, fortaleceu a parceria da ação com o Estado. "?Compreendemos que através da infância teremos pessoas de melhor convívio com a sociedade. Por isso, estamos juntos com o Governo neste programa, que merece o aplauso de todos", disse.
 MVS9853 webA programação contou diversas atividades para as crianças, além de apresentações artísticas e culturais. A balconista Verônica Sousa, de 45 anos, levou os filhos para o local e aprovou a iniciativa do Estado. "Fortaleza ganha muito com a instalação desses equipamentos. Assim conseguimos tirar nossos filhos do celular, da televisão, dos tablets. Ter a oportunidade de levar meus meninos para um local como esse é motivo de alegria", enfatizou.
 MVS9941 webAcompanharam a solenidade os secretários Alexandre Landim (Casa Civil), Arthur Bruno (Meio Ambiente), Jeová Mota (Esporte), Josbertini Clementino (STDS) e Maurício Holanda (Educação); o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo; além de pais e crianças que prestigiaram a entrega do equipamento.



Mais Infância Ceará
O Programa Mais Infância Ceará busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares:
- Tempo de Crescer: compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral e integrada. Visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

- Tempo de Brincar: foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.
- Tempo de Aprender: entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches. Tem o objetivo de construir e qualificar os Centros de Educação Infantil (CEIs).


Fotos: Carlos Gibaja e Marcos Studart / Governo do Ceará