quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

RIO 2016 DEFINE ROTEIRO DA TOCHA COM 12 CIDADES CEARENSES

A partir de 3 de maio, o mundo se unirá em uma só corrente que guiará o espírito olímpico por todo o Brasil. Na data, será acesa a tocha das Olimpíadas 2016, em cerimônia que acontece em Olímpia, na Grécia, e seguirá, durante 95 dias, por 329 cidades – incluindo 12 municípios cearenses – até entrar no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante a abertura dos Jogos.
O símbolo olímpico chegará ao Ceará no dia 7 de junho, em Aracati, vinda da Rio Grande do Norte. No primeiro dia em solo cearense, passará ainda por Aquiraz e Fortaleza, onde haverá uma grande festa.
O mesmo acontecerá em Sobral, em 8 de junho, durante o encerramento do segundo dia de revezamento e após deixar a Capital e seguir por Caucaia, Itapajé, Irauçuba e Forquilha. As últimas cidades a acompanhar a passagem da tocha, que seguirá em direção ao Piauí, serão Massapê, Granja, Camocim e Barroquinha, em 9 de junho.
O revezamento da tocha tem sua origem entre os gregos, que mandavam mensageiros pelas cidade-estado anunciando um período de trégua para possibilitar a viagem de atletas e público até as competições Olímpicas. Daí o simbolismo de paz e integração dos povos levado pela tocha.
No Brasil, além de divulgar os vários aspectos da cultura das cinco regiões do país, a passagem da tocha “aquece” a população para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (de 5 a 21 de agosto). Dentre os critérios de escolha das cidades para o traçado do percurso, estão a logística e também pontos turísticos. 
(Informações do Governo do Ceará)