terça-feira, 6 de abril de 2021

CENTRAL DE VENTILADORES MECÂNICOS DO CEARÁ REABRE PARA DAR SUPORTE A HOSPITAIS PÚBLICOS

Com agravamento da pandemia no Ceará, a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), voltou a funcionar para atender à necessidade de hospitais públicos estaduais e municipais – que não possuem contrato de manutenção – e consertar os aparelhos com falhas. Os dispositivos são essenciais na recuperação de pacientes com Covid-19 com quadro mais grave da doença.

“A Central faz história e salva vidas desde o início da pandemia. Considerando que cada ventilador pode atender até três pessoas por mês, o conserto de cada equipamento pode salvar a vida de muitas pessoas”, afirma Marcelo Alcantara, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). “O trabalho da Central permite que o Ceará tenha menos dependência tecnológica, mais profissionais qualificados e agregação de valor ao nosso sistema de saúde. Uma oportunidade de reforçar as áreas de pesquisa, inovação e formação em engenharia clínica. Por isso, a grande importância de reavivar essa parceria que promove a Central de Ventiladores Mecânicos”, reforça.

De acordo com Iracema Bezerra, gerente da Central, o objetivo é recuperar “os ventiladores espalhados pelo Estado que estavam em desuso por falta de manutenção e de contrato”. Em 2020, 146 aparelhos foram consertados. Em 2021, desde o dia 19 de março, quando a Central foi reaberta, 36 dispositivos foram ajustados.

A Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios recebe doações ou envia para consertos os aparelhos ou componentes do instrumento.