sexta-feira, 13 de maio de 2022

CEARÁ PACÍFICO: AÇÕES DO PROGRAMA INTEGRADO DE REDUÇÃO E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SÃO APRESENTADAS EM ENCONTRO


Visando fortalecer a integração entre os órgãos de segurança, poder municipal e judiciário foi realizada, na quarta-feira (11/05), a reunião mensal do Comitê Deliberativo por um Ceará Pacífico, no auditório do Centro de Convenções. O momento contou com a participação da assessora especial da vice-governadoria do Estado do Ceará, Carla da Escóssia, e Camille Albuquerque, do Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV). 

Carla explicou como será a atuação do Programa Integrado de Redução e Prevenção da Violência (PRevio) no município de Sobral. A assessora destacou a importância da proximidade entre as forças de segurança e a comunidade e dos encontros mensais do Ceará Pacífico. “Queremos combinar ações de inteligência policial e segurança pública qualificada com iniciativas de prevenção de comportamentos violentos e de fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários”, afirmou.

A representante do CRAVV apresentou a estrutura do equipamento, que será instalado na cidade, com foco no cuidado e atenção à vítima. Na ocasião, o comandante da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) de Sobral, capitão Pessoa, apresentou os dados que indicam a diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que tiveram uma queda de 58,8% de janeiro a abril de 2022. 

COMITÊ CEARÁ PACÍFICO

Criado para debater e planejar políticas intersetoriais de segurança e prevenção de violência, o comitê é composto pela Prefeitura de Sobral, órgãos de Segurança do Estado, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Polícia Rodoviária Federal e Gabinete da Vice-Governadoria, representado pela equipe que compõe a estrutura do Pacto por um Ceará Pacífico no Interior.