Os estudantes de Sobral conquistaram 146 premiações na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram conquistadas uma medalha de ouro, 15 medalhas de bronze e 130 menções honrosas, além de seis professores premiados.
As duas escolas premiadas na 17ª OBMEP foram: Escola em Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão e a Escola em Tempo Integral Professora Maria José Santos Ferreira Gomes. Os seis professores premiados receberão um diploma de homenagem e livro de apoio à formação matemática são:
Antônio Carlos Carreiro Chaves, da Escola Raul Monte.- Daniel Rosendo de Oliveira, da ETI Maria Dias Ibiapina;
- Francisco Cassio Ferreira Gama, da Escola Paulo Aragão;
- Francisco do Carmo, da ETI Raimundo Nonato Linhares;
- Maria Claaiza Rodrigues Matos, da Escola Antônio Custódio de Azevedo;
- Misael do Nascimento Oliveira, da Escola José Parente Prado;
Cerca de 18,1 milhões de estudantes de 54 mil escolas participaram da competição nacional. As provas da primeira fase foram aplicadas no dia 7 de junho. Já os exames da segunda fase foram realizados em 8 de outubro. No total, foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa.
Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm acesso a encontros semanais, onde têm a chance de aprofundar o conhecimento matemático.
Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é financiada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).