segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

ESTUDANTES DE SOBRAL CONQUSITAM 146 PREMIAÇÕES NA 17ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Os estudantes de Sobral conquistaram 146 premiações na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram conquistadas uma medalha de ouro, 15 medalhas de bronze e 130 menções honrosas, além de seis professores premiados.

As duas escolas premiadas na 17ª OBMEP foram: Escola em Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão e a Escola em Tempo Integral Professora Maria José Santos Ferreira Gomes. Os seis professores premiados receberão um diploma de homenagem e livro de apoio à formação matemática são:


  • Antônio Carlos Carreiro Chaves, da Escola Raul Monte.
  • Daniel Rosendo de Oliveira, da ETI Maria Dias Ibiapina;
  • Francisco Cassio Ferreira Gama, da Escola Paulo Aragão;
  • Francisco do Carmo, da ETI Raimundo Nonato Linhares;
  • Maria Claaiza Rodrigues Matos, da Escola Antônio Custódio de Azevedo;
  • Misael do Nascimento Oliveira, da Escola José Parente Prado;

Cerca de 18,1 milhões de estudantes de 54 mil escolas participaram da competição nacional. As provas da primeira fase foram aplicadas no dia 7 de junho. Já os exames da segunda fase foram realizados em 8 de outubro. No total, foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa.

Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm acesso a encontros semanais, onde têm a chance de aprofundar o conhecimento matemático.

Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é financiada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).