segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

COMPLEXOS MAIS INFÃNCIA SE TORNAM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL


Consolidados como espaços de convivência, integração familiar, e qualificação profissional, os Complexos Sociais Mais Infância atenderam 15.176 pessoas, em 2022, nas unidades dos bairros João XXIII e Cristo Redentor, em Fortaleza; e do município de Barbalha, no Cariri. Vinculados à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), os equipamentos promoveram centenas de ações e atividades lúdicas, esportivas, culturais e de lazer, com cursos de artes, de dança e música para comunidades do entorno e de municípios vizinhos, além de qualificação profissional.


No ano passado, mais de oito mil jovens e adultos participaram de cursos profissionalizantes em 18 tipologias laborais, nos segmentos de culinária e gastronomia, informática, robótica, manutenção de celular, marketing e empreendedorismo digital, cabeleireiro, alongamento de cílios e depilação, dentre outras. Enquanto isso, crianças e adolescentes participaram de atividades de arte, esporte e cultura; e adultos e idosos interagiram em aulas de coral, música, ritmos, karatê, muay thai, jiu-jitsu, futsal, voleibol, basquete e capoeira.


A titular da SPS, Onélia Santana, destaca a importância dos espaços que congregam todas as gerações. “Os Complexos Sociais Mais Infância são equipamentos com uma dinâmica diferenciada, que busca reunir e integrar as famílias, a comunidade. Eles são espaços de convivência, de apropriação do espaço público pela comunidade. Estamos muito felizes em termos inaugurado, em dezembro de 2022, a terceira unidade de Fortaleza, no bairro do Curió”, ressalta.


Novos Cursos

Neste mês, as atividades do ano se iniciam com abertura de mais 850 vagas, em novos cursos, na Capital. No Complexo do Curió estão sendo ofertadas 340 vagas: no Cristo Redentor, 260; e na unidade do João XXIII, outras 250 vagas. As capacitações são nas áreas de robótica, informática, inclusão digital, marketing e empreendedorismo digital, bolos e salgados, e de manicure, pedicure e design de sobrancelhas.