quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Prefeitura entrega primeiro triciclo elétrico que será utilizado no sistema da coleta seletiva de Sobral; aquisição de novos veículos já foi autorizada pelo prefeito Ivo Gomes


 Na tarde desta terça-feira (24/01), a secretária Marilia Ferreira Lima (Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente) entregou à Associação Força de Vida, que opera na Central Municipal de Reciclagem (CMR) do bairro Sinhá Saboia, o primeiro triciclo elétrico de carga com caçamba que será utilizado no sistema da coleta seletiva de Sobral, adquirido por meio do Fundo Socioambiental do Município de Sobral (Funsams). Além desse, a Prefeitura de Sobral vai adquirir outros 21 triciclos, conforme anunciado pelo prefeito Ivo Gomes em suas redes sociais.

Com previsão de chegada para o mês de fevereiro, os 21 veículos serão cedidos aos catadores de materiais recicláveis associados, que operam nas Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs). O investimento é superior a R$ 817 mil, de recursos do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol). A aquisição dos triciclos elétricos está amparada pela Política Municipal de Resíduos Sólidos, instituída por meio da Lei 1789/2018.

A coordenadora do Prodesol, Fernanda Fernandes, destaca que a Prefeitura de Sobral adquiriu os triciclos elétricos com o objetivo de "implementar o programa de coleta seletiva ReciclaSol e, ao mesmo tempo, ressignificar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis associados, impactando diretamente na geração de renda desses trabalhadores".

O projeto tem o envolvimento direto das secretarias do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) e do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), além da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).