quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Coleta seletiva em Sobral encaminha mais de 4 mil toneladas de resíduos para o destino final correto e gera economia de mais de R$ 244 mil para o município

 


De acordo com os dados de monitoramento da Coordenação de Gestão Integrada de Resíduos, da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), Sobral chegou à marca de mais de 4 mil toneladas de resíduos recicláveis tratados em 2022 destinados à finalidade correta, o que gerou uma redução de custos ao município de Sobral de mais de R$ 244 mil, e, desta maneira, diminuiu a quantidade de resíduos aterrados, como também economizou com o transporte, com os serviços de coleta e com o valor pago para o tratamento na Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

Esta quantidade de material reciclável foi contabilizada por meio da coleta seletiva de recicláveis, oriundos das 16 ilhas ecológicas implantadas na cidade, por meio de parcerias com repartições públicas e privadas do município que fazem a destinação de materiais como plástico, papel, metal e vidro para as Centrais Municipais de Reciclagem (CMR). Além disso, também ocorre mediante coleta seletiva de materiais orgânicos do Mercado Público, gerenciado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), e pela quantidade de podas de árvores recolhidas pela Sesep na cidade. Cada material tem uma destinação final diferente e ambientalmente adequada.

Além de números, a coleta seletiva em Sobral se transforma em fonte de renda para mais de 80 famílias de catadores, gera economia para o município e colabora com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Entenda a rede de coleta seletiva implantada em Sobral:

CENTRAIS MUNICIPAIS DE RECICLAGEM (CMR)

As Centrais Municipais de Reciclagem (CMR) são estruturas geridas pela Prefeitura de Sobral, compartilhadas com as associações de catadores, que são acompanhadas pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) e pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades. Os equipamentos são locais de entrega voluntária de materiais recicláveis, com galpão de triagem e maquinário para prensagem, pesagem e armazenamento destes.

Atualmente, Sobral conta com três CMRs que, no ano de 2022, receberam 144,8 toneladas de resíduos, oriundos das ilhas ecológicas espalhadas pela cidade, da coleta seletiva das repartições públicas e também de parcerias com empresas privadas grandes geradoras de resíduos. A comercialização destes materiais é a principal fonte de renda para as 87 famílias de catadores associados.

A sensibilização da população às causas ambientais também contribui para o sustento de várias famílias. À medida em que o volume de materiais recicláveis depositados nas ilhas ecológicas ou levados até as CMRs aumenta, a renda dos catadores também aumenta. Uma das metas das políticas públicas adotadas em Sobral visa o aumento da coleta e o recebimento de recicláveis, a ponto de garantir uma renda de, pelo menos, um salário mínimo por catador.

Confira os endereços e horários de funcionamento das CMRs:

CMR SINHÁ SABOIA: Rua Engenheiro José Figueiredo, 110 - Cohab II. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados, das 8h às 12h.

CMR EXPECTATIVA: Rua Alameda Ceará, 505 - Juvêncio de Andrade. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h; aos sábados, das 7h às 12h.

CMR DOM JOSÉ: Travessa Jacinto Antunes, 200 - Dom José. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h; e aos sábados, das 7h às 12h.

PÁTIO MUNICIPAL DE COMPOSTAGEM

O Pátio Municipal de Compostagem recebeu, no ano de 2022, a quantidade de 3.917 toneladas de materiais orgânicos oriundos da coleta de poda de árvores e da coleta seletiva de orgânicos realizada no Mercado Público diariamente, destinadas à compostagem.

O composto orgânico, produto resultante do processo da compostagem, é um material utilizado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) na conservação de áreas verdes, praças e parques municipais, como também distribuído, em pequenas quantidades, para a população e, em maiores quantidades, para associações de pequenos agricultores rurais. Em 2022, mais de 757 toneladas de composto orgânico foram destinados para estas finalidades.

A iniciativa do Pátio Municipal de Compostagem faz parte dos acordos setoriais do Consórcio de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Sobral (CGIRMS), em consonância com a coleta, com o transporte, com a destinação adequada dos resíduos e com o tratamento destes.

Sobral segue fortalecendo os laços da cadeia sustentável na cidade, ampliando suas estruturas para a coleta seletiva, integrando cada vez mais à rede dos profissionais da reciclagem, investindo também na educação ambiental e na sensibilização dos munícipes, visando o uso racional e sustentável dos recursos naturais.