sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

PREFEITURA DE SOBRAL ENTREGA TRICICLO ELÉTRICO QUE SERÁ UTILIZADO NO SISTEMA DA COLETAS SELETIVA


 secretária Marilia Ferreira Lima (Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente) entregou à Associação Força de Vida, que opera na Central Municipal de Reciclagem (CMR) do bairro Sinhá Saboia, o primeiro triciclo elétrico de carga com caçamba que será utilizado no sistema da coleta seletiva de Sobral, adquirido por meio do Fundo Socioambiental do Município de Sobral (Funsams). Além desse, a Prefeitura de Sobral vai adquirir outros 21 triciclos, conforme anunciado pelo prefeito Ivo Gomes em suas redes sociais.

Com previsão de chegada para o mês de fevereiro, os 21 veículos serão cedidos aos catadores de materiais recicláveis associados, que operam nas Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs). O investimento é superior a R$ 817 mil, de recursos do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol). A aquisição dos triciclos elétricos está amparada pela Política Municipal de Resíduos Sólidos, instituída por meio da Lei 1789/2018.

A coordenadora do Prodesol, Fernanda Fernandes, destaca que a Prefeitura de Sobral adquiriu os triciclos elétricos com o objetivo de “implementar o programa de coleta seletiva ReciclaSol e, ao mesmo tempo, ressignificar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis associados, impactando diretamente na geração de renda desses trabalhadores”.

O projeto tem o envolvimento direto das secretarias do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) e do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), além da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).

Participaram também do momento de entrega, representando a Seuma, Lívia Souza, coordenadora socioambiental do Prodesol; Neidiane Mesquita e Cirliane Viana, coordenadoras administrativo financeiro e da Gestão Integrada de Resíduos, respectivamente, da Sesep; e Joselito Silveira, diretor da Política Ambiental da AMA.


COLETA SELETIVA

Os veículos serão utilizados na coleta do material reciclável depositado nas ilhas ecológicas, estruturas metálicas que servem como pontos de entrega de plástico, papel, metal e vidro. A triagem dos materiais acontecerá nas Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs), com participação das associações dos catadores e catadoras dos bairros Dom José, Sinhá Saboia e Expectativa, bem como da Associação dos Agentes Ambientais da Região Leste de Sobral, distrito de Aracatiaçu.

Em 2022, as CMRs receberam 144,8 toneladas de resíduos, sendo a comercialização destes materiais a principal fonte de renda para as 87 famílias de catadores associados.