segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

EVANDRO LEITÃO E FERNANDO SANTANA DEVEM SER REELEITOS PARA ENCABEÇAR A MESA DIRETORA DA ALCE

Os deputados estaduais do Ceará tomam posse na próxima quarta-feira (1°) e, no mesmo dia, definem quem deve comandar a Assembleia Legislativa do Ceará pelos dois primeiros anos desta legislatura. 

A eleição para a presidência da Casa e para os demais cargos que compõem a Mesa Diretora deve ser consensual, apontam parlamentares e lideranças partidárias ouvidas pelo Diário do Nordeste, e devem respeitar a representação dos partidos no legislativo estadual.


Atual presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT) é apontado como unanimidade para a recondução ao cargo, tanto por parlamentares da base aliada ao governador Elmano de Freitas (PT) como da oposição. Fernando Santana (PT) deve continuar na 1ª vice-presidência da Casa.

Outro entendimento comum é que apenas uma chapa deve concorrer à eleição da Mesa, tendo na composição deputados de, pelo menos, cinco partidos que integram a Assembleia Legislativa.

Com as maiores bancadas da Casa, PDT e PT devem ter o maior número de indicações – enquanto o PDT elegeu 13 deputados estaduais, a federação formada por PT, PCdoB e PV elegeu nove parlamentares. Outras legendas que devem compor a mesa são MDB, PP e União Brasil. O PL – que possui a terceira maior bancada junto com o União – também busca diálogo para a formação da chapa. 

No total, além da presidência da Casa, a Mesa Diretora possui dois vice-presidentes e quatro secretários. A chapa completa que concorre à eleição no dia 1º de fevereiro inclui também três suplentes da Mesa. 

COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA

Forte aliado do governador Elmano de Freitas, Evandro Leitão é consenso entre parlamentares para ocupar a presidência do legislativo estadual no biênio 2023-2024.

Evandro é uma das principais lideranças dentro do PDT a defender que o partido integre a base aliada ao governador petista, indo no sentido contrário do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), que defende uma "oposição crítica" ao Governo do Estado. 

A recondução de Leitão ao comando da Casa dá indicativos não apenas da relação do parlamento com o Executivo estadual, mas também sobre como deve ser a relação com os deputados estaduais do PDT com o governo. 

Evandro Leitão não deve, contudo, ser o único deputado estadual da atual Mesa Diretora a integrar a composição para a próxima legislatura.

Com a maior bancada do legislativo, o PDT deve ter direito a uma segunda cadeira. Atualmente na suplência da Mesa Diretora, Osmar Baquit (PDT) deve assumir a segunda vice-presidência. A informação foi confirmada pelo próprio deputado. 

Além dele, outro suplente da Mesa Diretora na atual legislatura deve assumir cargo com a eleição no próximo dia 1º. O deputado João Jaime (PP) deve ser o nome indicado pelo PP – que deve ter direito a um espaço na composição. "Nós estamos pleiteando a 2ª secretaria", ressaltou o parlamentar.

Quem também deve mudar de posição na Mesa Diretora é o deputado Danniel Oliveira (MDB). Ele deve ser o indicado do MDB para compor o comando do legislativo, mas dessa vez na função de 1° secretário. Indagado pelo Diário do Nordeste, Oliveira afirmou que "ainda estamos em formação". "Mas agradeço ao meu partido e aos deputados do partido a indicação do meu nome para compor a mesa", disse

(Luana Barros/DN)