sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA LANÇA PACTO SEM FOME E DEBATE CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta sexta-feira (24/02) , às 14h30, no Plenário 13 de Maio, sessão especial para debater a campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Na ocasião, será lançado o Pacto Ceará sem Fome, que articulará ações dos poderes Legislativo e Executivo e da sociedade civil voltadas à segurança alimentar e nutricional dos mais vulneráveis.


O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), lembra que o Parlamento estadual tem, nos últimos anos, ampliado as suas ações de responsabilidade social, indo além da rotina dos trabalhos legislativos com mais serviços e pactuações que cumprem o objetivo de prestar auxílio ao povo que mais precisa. Durante a pandemia, realizou a doação de 30 toneladas de alimentos a municípios com alto índice de vulnerabilidade social, pontua. 

Neste biênio à frente da Alece, o parlamentar enfatiza que o combate à fome seguirá como tema urgente e que será cada vez mais abraçado pelo Parlamento com campanhas e mobilizações junto a outros poderes, instituições e sociedade civil. Nesse sentido, “o Pacto Ceará sem Fome surge como iniciativa fundamental para aglutinar esforços, e garantirmos, o quanto antes, comida no prato de todas as famílias cearenses”, destaca.

O Pacto Ceará sem Fome será executado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e o Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará.

A sessão especial vai debater também a Campanha da Fraternidade, que tem como foco este ano o combate à fome. A iniciativa foi proposta pelos deputados Renato Roseno (Psol) e Missias Dias (PT). 

Renato Roseno ressalta que a Campanha da Fraternidade, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pastorais sociais, neste ano, traz um tema de absoluta importância: fraternidade e fome. "Somos sabedores da urgência de enfrentar a fome que atinge 33 milhões de brasileiros. Haver fome num dos países campeões da produção de alimentos é em si uma infâmia social, política e humana. Daí, todos sermos convocados a contribuir para o fim dessa chaga”, enfatiza Renato Roseno.

Foram convidados os representantes da CNBB, pastorais sociais, demais comunidades e entidades participantes da campanha, bem como o Grupo de Trabalho de Combate à Fome do Governo do Estado do Ceará.