segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

FORLAS DE SEGURANÇA DO CEARÁ APREENDEM 565 ARMAS DE FOGO EM JANEIRO

No mês de janeiro deste ano, as Forças de Segurança do Estado retiraram 565 armas de fogo de circulação em todo o Estado. O balanço positivo apresenta um aumento de 10,6% no total de apreensões, em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram apreendidas 511 armas no Ceará. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).


O secretário Samuel Elânio, titular da SSPDS, explicou a importância do aumento das apreensões. Ele também destacou a integração do trabalho entre as polícias que têm sido essencial para o bom êxito dos esforços empregados. “Esse resultado está relacionado ao trabalho integrado das Forças de Segurança. O empenho de todos nas ações preventivas, ostensivas, de inteligência e investigação, sejam das equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), como do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), que tem atuado também nos trabalhos integrados de fiscalização e de inspeções, tem aumentado o número de prisões, que está diretamente relacionado com o número de apreensões de armas”, frisou ele.

O gestor da SSPDS ressaltou ainda que armas de fogo fora de circulação impactam diretamente na diminuição de outros indicadores criminais. “Ao serem retiradas armas de circulação, a tendência é diminuir os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), tipos de crimes que mais nos preocupam. Isso também tem contribuído para o aumento da sensação de segurança do cearense”, concluiu.