quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

MAIS DE 13 MIL SEMENTES SÃO LANÇADAS EM ÁREAS DEGRADADAS DE SOBRAL


Com o objetivo de reflorestar áreas degradadas pelo fogo no município, a Prefeitura de Sobral promoveu, na semana passeada, uma ação para o lançamento de mais de 13 mil sementes de árvores nativas na reserva Pedra da Andorinha e no antigo aterro sanitário.

Para efetividade da ação, as semestres foram lançadas na natureza durante um voo realizado em um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

Na Pedra da Andorinha, participaram do momento Úrsula Nóbrega, diretora de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da AMA, e Jorge Prado, assessor técnico-administrativo do Horto Municipal.

Em um segundo voo, a diretora do Licenciamento e Fiscalização da AMA, Aline Caetano, acompanhada do gerente de Fiscalização, Guedes Cavalcante, sobrevoaram e monitoraram locais onde há descarte indevido de resíduos sólidos e localizaram possíveis desmatamentos irregulares.

Ao passarem pelo antigo aterro, a área também recebeu sementes em áreas indicadas pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep). Atualmente, o local recebe ações do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que consiste em diversas medidas direcionadas à recomposição das áreas antes utilizadas para a disposição dos resíduos sólidos do município e, assim, oferecer um novo uso e reflorestamento.

As bombas foram produzidas no Horto Municipal de Sobral, compostas por sementes diversas, envoltas em uma mistura de argila e adubos, que protegem as sementes e fornecem condições que facilitam a germinação.