segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

‘FNDE DIALOGA’ ESTREITA RELACIONAMENTO COM GESTORES EDUCACIONAIS


Com o intuito de fornecer assistência técnica e contribuir com iniciativas que assegurem uma educação de qualidade para todos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai realizar o projeto FNDE Dialoga a partir do dia 28 de fevereiro. O objetivo da iniciativa é realizar ações para fortalecer o relacionamento com os usuários dos serviços prestados pela autarquia.

Nesta primeira edição, o tema será o Sistema Informatizado de Gestão de Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica-Fundeb (Siscacs). Por meio desse sistema, as secretarias estaduais e municipais de Educação devem cadastrar o respectivo Conselho do Fundeb e, com isso, atualizar as informações, sempre que houver alguma alteração na composição do colegiado. O objetivo é ampliar a transparência e estimular o controle social, tendo em vista que os dados poderão ser acessados por toda a sociedade.

Os encontros serão realizados de forma remota, por meio da plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), das 14h às 16h. O pontapé inicial do FNDE Dialoga se dará no próximo dia 28 de fevereiro, quando as unidades do Centro-Oeste e da Paraíba participarão do evento.

Posteriormente, no dia 2 de março, é a vez da Região Sul. Nos dias 7 e 9 de março, serão atendidos entes federativos da Região Nordeste, divididas em dois blocos. No primeiro bloco, estão os estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. No segundo bloco, ficarão os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. No dia 14 de março, a ação abrange os profissionais dos estados da Região Norte e, para finalizar, no dia 16 de março, os gestores e técnicos do Sudeste participarão do evento.