Pesquisa realizada
pelo QEdu: Aprendizado em Foco, uma ONG voltada para educação que é mantida
pela empresa Meritt e a Fundação Lemann, revela que menos da metade dos professores
das escolas públicas brasileiras tem o hábito de ler no tempo livre. O estudo é
baseado nas respostas aos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011,
do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep), e divulgados em agosto do ano passado, e - segundo a Agência Brasil
- mostra que dos 225.348 professores que responderam à questão, 101.933
(45%) leem sempre ou quase sempre, 46.748 (21%) o fazem eventualmente e 76.667
(34%), nunca ou quase nunca. "O número de professores que não leem é
chocante, mas isso pode estar ligado ao acesso. É preciso lembrar que faltam
bibliotecas e que um livro é caro. Um professor de educação básica ganha em
média 40% menos que um profissional de ensino superior. Acho que faltam políticas
de incentivo. Não acredito que seja apenas desinteresse", diz a diretora
executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz.