quinta-feira, 23 de abril de 2015

O CEARÁ É A ESCOLHA

Que a formação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é porta de entrada para o mercado de engenharia e áreas afins ninguém duvida. Os graduados cearenses pelo instituto sabem disso. O destino deles, muitas vezes, é seguir carreira em empresas no Sul e Sudeste ou rumarem para o exterior. Mas alguns decidem voltar.

“Grupos econômicos começam a investir no Ceará. O movimento é causado pela expansão industrial que o Estado tem observado nos últimos anos”, destaca o coordenador das turmas do ITA e IME da Organização Educacional Farias Brito, Francisco Teixeira Júnior. Dos 170 aprovados na prova do ITA no ano, 61 são de Fortaleza, o representando 35% do total. Segundo a Associação de Engenheiros do ITA no Ceará, entre três e quatro graduados cearenses por turma retornam.

Anderson Espíndola é formado pelo ITA. Após o término do curso, o interesse era voltar para o Ceará. “Minha família reside aqui, mas meu foco era a área profissional. Analisei duas propostas, sendo uma de Brasília e outra do Ceará. Optei por fazer algo relacionado ao empreendedorismo”, afirma.

Com os engenheiros Samuel Lima e José Artur Neto, outros dois cearenses do ITA, segue com a Sun Grid, negócio voltado para mini e micro geração de energia e destinada a empresas de pequeno, médio e grande porte. “Avançamos na captação de recursos. A ideia é conseguir instalar vários projetos”. Destaca também que, mesmo com a empresa estruturada no Ceará, tem recebido ofertas para outros estados. “As propostas são para atuar em São Paulo”, disse.

David Oliveira também fez o caminho de volta. Atuava como analista de empresas de capital aberto no banco suíço Credit Suisse. “Temos a oportunidade de crescimento no Nordeste. No Ceará, as empresas começam a dar conta e buscam esses profissionais”. Hoje David é gerente de tesouraria de uma empresa de desenvolvimento urbano
em Fortaleza. (Opovo online)