quarta-feira, 24 de junho de 2015

CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR DE SOBRAL RECEBEM CAPACITAÇÃO

Dando continuidade ao processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Sobral, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu, nos dias 22 e 23 de junho, uma capacitação para os 22 candidatos inscritos. A capacitação, obrigatória para os candidatos, teve como objetivo apresentar o Estatuto da Criança e do Adolescente, noções da Constituição Federal e as atribuições do Conselho Tutelar, esclarecendo detalhes sobre o trabalho que deverão desenvolver.
“Eles irão trabalhar para garantir os direitos das crianças e adolescentes quando estes são violados”, explicou a presidente do CMDCA, Valéria Mesquita. “É importante que esse candidato ao Conselho Tutelar conheça a legislação. Isso lhe dá legitimidade e facilitará o trabalho”, afirmou o palestrante, Raphael Viana, professor universitário e presidente da comissão de ética e disciplina da OAB Sobral
Para o candidato Romário Sousa, “essa capacitação está com o conteúdo muito rico, acrescentando mais conhecimento para nós candidatos”. Já para Edilson Silva, que também é candidato, “essa experiência que vamos passar, será um novo desafio”.
A eleição para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Sobral acontecerá no dia 4 de outubro. O mandato, que agora é de quatro anos, começará a contar a partir da posse, em janeiro de 2016. Após a escolha dos novos conselheiros, titulares e suplentes, os mesmos passarão por uma nova capacitação, mais específica e prática.