quinta-feira, 25 de junho de 2015

PRÉDIO QUE VAI ABRIGAR SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS PRESERVA ARQUITETURA


O trabalho no âmbito de prevenção, orientação, acolhimento, tratamento, reinserção social e profissional de usuários químicos, é uma das prioridades da atual gestão e por isso o governador Camilo Santana criou a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), no dia em 10 de março deste ano. As novas instalações da Secretaria serão inauguradas nesta quinta-feira (25) pelo governador e a titular da pasta, Mirian Sobreira, a partir das 8h, na Rua Oto de Alencar, 193 (em frente a Praça do Liceu do Ceará), antiga sede da Escola de Ensino Fundamental e Médio Juvenal Galeno. A SPD operava, provisoriamente, no Palácio da Abolição e agora ganha espaço nesta edificação tradicional do bairro Jacarecanga. Parte do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, o prédio tem 92 anos e foi completamente restaurado para abrigar toda a estrutura da SPD, além do Centro de Referência sobre Drogas (CRD).

A intervenção realizada foi a reforma e restauração das instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, iluminação, pintura interna e externa, climatização e acessibilidade (piso tátil, rampas, sinalizações e plataforma elevatória). O prédio foi todo forrado, os banheiros renovados e a fiação elétrica danificada substituída. A obra custou R$ 475.120,62 (quatrocentos e setenta e cinco mil, cento e vinte reais e sessenta e dois centavos) com recursos oriundos do Tesouro do Estado.

A construção de 1923, tinha pórtico, varanda e vitrais de influência normanda e de acordo com a arquiteta responsável pela reforma e restauração da SPD, Bianca Lobo, o projeto segue a ideia artística de resgate da arquitetura original. Para isso foi realizado o resgate da fachada, a troca de esquadrias e a recuperação dos ladrilhos da lateral, visando também a ventilação e iluminação natural. As melhorias incluem ainda a troca de piso de algumas salas por porcelanato, com a permanência do piso original ladrilho hidráulico 15X15 em outras; além da reforma de todos os banheiros, utilizando divisórias e bancada de granito com cuba de apoio. As escadas ainda ganharam piso de granito e corrimão inox. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Governo do Estado (DAE), órgão vinculada a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e acompanhada de perto pela equipe de fiscais, Pedro Cidade e João Alberto.


Atendimento ao público

Atualmente, o Estado conta com 23 comunidades terapêuticas conveniadas, ofertando 666 vagas para apoio e tratamento à dependência química, sendo 239 vagas conveniadas com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e 427 contratadas pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad). Até o momento, mais de 500 pessoas foram acolhidas e encaminhadas para essas comunidades através do Centro de Referência Sobe Drogas (CRD).