segunda-feira, 6 de julho de 2015

AJUSTE ENXUGA VERBA PUBLICITÁRIA DO GOVERNO

Da Folha de S.Paulo – Gustavo Patu e Natuza Nery
Redução dos gastos com comunicação oficial ocorre no momento em que Dilma aparece com reprovação recorde
Enquanto aparece nas pesquisas com taxas recordes de reprovação popular, a presidente Dilma Rousseff enfrenta uma escassez inédita de verbas para a divulgação dos feitos de seu governo.

O ajuste das contas públicas promovido neste ano pelo ministro Joaquim Levy, da Fazenda, derrubou os gastos do Executivo com publicidade institucional, utilidade pública e noticiário oficial dos atos da administração.

Levantamento feito pela Folha mostra que, em valores corrigidos pela inflação, as despesas de 2015, até maio, são de R$ 33 milhões mensais em média, numa queda de 62% em relação à média de R$ 87 milhões ao mês no ano eleitoral de 2014.

Os dados, que consideram desembolsos da Presidência e dos ministérios, mostram uma reversão brusca da escalada das despesas com publicidade e comunicação oficial a partir do início do primeiro mandato de Dilma.

No papel, o Orçamento deste ano prevê R$ 922 milhões para essa modalidade de gastos. Apenas R$ 162 milhões, porém, foram pagos nos primeiros cinco meses.