Da Folha de S.Paulo – Gustavo Patu e Natuza Nery
Redução dos gastos com comunicação oficial ocorre no momento em que Dilma aparece com reprovação recorde
Enquanto
aparece nas pesquisas com taxas recordes de reprovação popular, a
presidente Dilma Rousseff enfrenta uma escassez inédita de verbas para a
divulgação dos feitos de seu governo.
O
ajuste das contas públicas promovido neste ano pelo ministro Joaquim
Levy, da Fazenda, derrubou os gastos do Executivo com publicidade
institucional, utilidade pública e noticiário oficial dos atos da
administração.
Levantamento feito pela Folha mostra
que, em valores corrigidos pela inflação, as despesas de 2015, até
maio, são de R$ 33 milhões mensais em média, numa queda de 62% em
relação à média de R$ 87 milhões ao mês no ano eleitoral de 2014.
Os
dados, que consideram desembolsos da Presidência e dos ministérios,
mostram uma reversão brusca da escalada das despesas com publicidade e
comunicação oficial a partir do início do primeiro mandato de Dilma.
No
papel, o Orçamento deste ano prevê R$ 922 milhões para essa modalidade
de gastos. Apenas R$ 162 milhões, porém, foram pagos nos primeiros cinco
meses.