sábado, 11 de julho de 2015

BRASIL ATRAVESSA "UMA ONDA DE INTOLERÂNCIA", POR LEÔNIDAS CRISTINO

O Brasil atravessa uma onda de intolerância. Parte da população expressa o comportamento intolerante que em nada condiz com o perfil de homem cordial do brasileiro. Nas redes sociais e com reverberação sobretudo no Parlamento vemos manifestações extremadas que levam ao agravamento dos antagonismos sem abertura para o diálogo.
A maturidade do debate que caracteriza a democracia, diante deste quadro parece distante, e nada se faz para melhorar a situação. São ostentados nas redes sociais preconceito, racismo, homofobia exacerbada e atitudes de agressão e desrespeito que fariam corar de vergonha o cidadão de gerações mais respeitosas.
Adesivos infames ofendem a imagem da presidente Dilma. O vídeo de um professor histérico que esbraveja contra a presidente em viagem aos Estados Unidos viraliza na internet. Enquanto agridem o governo, também o Brasil é vilipendiado com o símbolo da hierarquia maior da República achincalhado nessa vulgaridade de rebaixamento ao nível da sarjeta.
A jornalista Maju, garota do tempo do Jornal Nacional, é agredida à toa. Leis são aprovadas no Parlamento com repercussões insustentáveis nesse tempo de crise. Votação de emenda à Constituição aprovada num dia é revertida no dia seguinte através de manobra na Câmara.
Um automatismo de atitudes tomadas sem considerar a consequência predomina no cenário político. É preciso uma consciência cidadã para acordar o país com seus agentes políticos e a sociedade. É necessário que o Brasil se dê conta e não atire no próprio pé. Do contrário, como aconselha a sabedoria popular: morrem os bois e quem os tange!
Leônidas Cristino
Deputado Federal