sexta-feira, 24 de julho de 2015

GOVERNO FISCALIZARÁ TRABALHO ESCRAVO COM DRONES

O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou que começará a usar drones para combater o trabalho análogo à escravidão no meio rural do Brasil. O MTE anunciou nesta quarta-feira (22) que o monitoramento aéreo com os veículos aéreos não tripulados (vants), outro nome dos drones, começará em agosto.
Essa vigilância será feita por sete auditores-fiscais do trabalho do Rio de Janeiro. Os seis drones que serão utilizados foram doados ao MTE pelo Ministério Público do Trabalho.

Os sobrevoos serão feitos, por enquanto, como testes, já que a utilização de drones ainda não é regulada no Brasil – o processo ainda está tramitando na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Por isso, o MTE fará voos curtos, de cerca de 20 minutos, e a até 2 quilômetros de distância. Além disso, os drones também não voarão a mais de 70 metros de altura.
O modelo a ser utilizado é o Inspire 1, fabricado pela DJI, e que possui uma câmera acoplada capaz de gravar vídeos e fotografar com resolução de ultra alta-definição.
O ministério informa ainda que pretende doar, pelo menos, um dos vants à Polícia Rodoviária Federal, que auxilia no combate ao trabalho análogo à escravidão nas zonas rural e urbana.