sexta-feira, 26 de maio de 2017

GESTORES E ALUNOS CONTAM SUAS VIVÊNCIAS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL DO CEARÁ

Num cenário em que novas tecnologias surgem em curtos espaços temporais, a dinâmica da sala de aula deve ser repensada cotidianamente, principalmente tratando-se de Escolas de Ensino Profissional e de Tempo Integral, com jornada de cerca de dez horas diárias. Como manter esses alunos motivados para o ensino e o mercado de trabalho é o principal desafio. Na Escola Estadual de Ensino Profissional Darcy Ribeiro, no Conjunto Palmeiras, por exemplo, a proximidade entre professores e alunos e o incentivo ao protagonismo estudantil são essenciais para a manutenção desses estudantes nas escolas.

Estratégias como essas, replicadas nas unidades da rede pública de ensino do Ceará, colocam o Estado como o primeiro do Nordeste e o segundo do Brasil no número de estudantes matriculados em Educação Profissional de Nível Médio. De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação 2017, 47.034 alunos estavam inscritos no Ensino Profissional no Ceará em 2015 – no ranking, o estado de São Paulo figura o primeiro lugar, com 47.977 alunos.

web_MVS7597.jpg
De acordo com Nady Almeida, coordenadora escolar da unidade Darcy Ribeiro, uma das 119 escolas profissionalizantes do Ceará, programas como o Projeto Diretor de Turma (PDT) estendem a relação educacional de professores e alunos para além da instituição. “Os professores acompanham a turma de perto, vendo quais são as adversidades dentro e fora da escola. E, para mostrar que a escola é um bom caminho, é preciso ter, também, uma parceria com a família”, explica. “A escola profissionalizante é um projeto bem acertado. É a escola pública que a gente precisava”, acrescenta a gestora.


web_MVS7614.jpg
O estudante do terceiro ano do curso de Agrimensura da unidade, Gilvan Carvalho, de 17 anos, reafirma a avaliação da coordenadora e destaca que os alunos são “mais que números”. “A escola incentiva você a estudar, a ir atrás. Ela faz com que a gente busque nosso crescimento não só pessoal, como profissional”, pontua.


Para o aluno do curso de Agroindústria, Rafael dos Santos, 18, o ambiente escolar do ensino profissionalizante foi luz em meio às dúvidas. “Quando saí do Ensino Fundamental, não sabia qual direcionamento eu queria dar para a minha vida, principalmente quando se fala de mercado de trabalho. O que me faz continuar na escola é a certeza de que, saindo daqui, eu já vou ser alguma coisa”, sorri.

Ensino Médio regular

Conforme mostra o Anuário Brasileiro da Educação 2017, divulgado pelo Movimento Todos pela Educação, o Ceará também é destaque quando o assunto é o número de matrículas do Ensino Médio regular e de estudantes que concluem essa etapa na idade certa – até 19 anos. Em 2015, 63,7% dos adolescentes com o perfil da escolaridade estavam matriculados na rede pública de ensino do Estado. O índice é superior à média do País, com taxa de 62,7% de inscritos.

tabelas_educacao1-01.png



WEB_MVS7505.jpg
“Ultimamente, eu venho avaliando que há redução de alunos no turno da noite. Depois de ficar atônita, vi que isso era bom, porque mostra que os estudantes estão terminando na idade certa. E isso é uma consequência do Paic”, avalia Socorro Nogueira, diretora do Colégio Liceu, do Conjunto Ceará.


O Programa de Alfabetização na Idade Certa, o Paic, é uma política pública estabelecida em 2007 para garantir a alfabetização dos alunos no 2° ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. “E isso tem relação com o fim do Ensino Médio, porque o aluno, às vezes, estava fora da faixa, ia para o turno da noite para poder recuperar e, às vezes, abandonava para ajudar a família, por exemplo. Então, estes resultados são uma conquista”, reconhece a diretora.

Socorro também percebeu que manter um aluno com o modelo de aula tradicional, “só com o professor, o quadro e o pincel, era muito estafante”. “A gente começou a pensar em desenvolver atividades extra-sala, nos três laboratórios de ciências. Colocamos TV nas salas para os professores usarem vídeo. Trabalhamos, também, com o  PDT. A gente viu que cada aluno tem um sonho diferente, e a gente está aqui pra impulsionar esses sonhos”, justificou.


tabelas_educacao2-01.png

WEB_MVS7582.jpg
Para o estudante do terceiro 3° ano do Ensino Médio do Liceu, Elizeu de Oliveira, 17, estar e permanecer na escola é aprender além do ensino tradicional. “Temos teatro, sala de música, de rádio... Aqui, consumimos cultura e aprendemos, também, a pensar, a ser político”, disse o integrante do Grêmio Estudantil da unidade. Ele adiciona: “o importante é abraçar e respeitar as diferenças de cada um. É isso que atrai o aluno”.