terça-feira, 23 de maio de 2017

GOVERNO DO ESTADO E UFC LANÇAM MESTRADO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL


Com o objetivo de estimular a qualificação profissional dos educadores e incentivar o aperfeiçoamento da Educação, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Ceará, lançou, na manhã de segunda-feira (22), o edital para uma turma exclusiva no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.
O lançamento ocorreu na Reitoria da UFC com a presença do secretário da Educação, Idilvan Alencar; da secretária adjunta, Márcia Campos; do reitor da UFC, Henry Campos; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antônio Gomes Souza Filho; da coordenadora do Mestrado Profissional do Ensino de Ciências e Matemática; Maria Gorete da Silva; do vice-coordenador do curso, Carlos Alberto de Almeida; além de coordenadores e técnicos da Seduc.
O processo de seleção ofertará 30 vagas destinadas aos professores efetivos e detentores de função da rede pública estadual de ensino da capital e do interior, que terão a pós-graduação financiada nos termos da Lei n° 16.157 de 26 de dezembro de 2016. As inscrições seguem até o dia 17 de junho de 2017.
O processo seletivo é composto de três etapas de caráter eliminatório e classificatório, contendo prova escrita de avaliação do conhecimento, pré-projeto e análise do Curriculum Lattes. Poderão inscrever-se os portadores de diploma de Bacharelado ou Licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no caminho: http://www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba processos seletivos stricto sensu) e imprimir o comprovante de inscrição gerado pelo sistema. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 29 de julho de 2017.
O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática tem duração de dois anos. As aulas acontecerão, semanalmente, às sextas-feiras (no horário de 18h às 22h) e aos sábados (de 8h às 17h), no Campus do Pici – UFC, Centro de Ciências. O início do período letivo será em 16 de agosto de 2017.
Esta é a terceira pós-graduação ofertada para os professores da rede estadual. Em dezembro, foi lançado um edital com 30 vagas para o Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (Específica para Tecnologia Social – Seduc) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). No início de maio, foi aberta seleção para oferta de 35 vagas para os docentes no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFF).