segunda-feira, 6 de agosto de 2018

SAIBA COMO FICARAM AS COLIGAÇÕES PARTIDÁRIAS NO CEARÁ

A coligação em torno da disputa à reeleição do governador Camilo Santana (PT), da vice-governadora, Izolda Cela (PDT), e do candidato ao Senado, o ex-governador, Cid Gomes (PDT), foi formada com 16 partidos: PT, PP, PSB, PR, PTB, DEM, PDT, PCdoB, PPS, PRP, PV e PMN, PPL, Patriota, PRTB e PMB.
Já para as eleições proporcionais de deputado federal e deputado estadual, seguindo a “verticalização”, esses partidos se dividem em vários blocos. Para a disputa na Câmara Federal, o grupo governista estuda fazer três coligações. Uma com o Patriota, PPS e PRTB. Outra entre PDT, PTB, DEM, PSB, PPL e PRP. E uma última com PT, PP, PV, PR, PCdoB e PMN.
Para a disputa de vagas na Assembleia Legislativa, entre os partidos da base governista, o Patriota e o PMN deverão lançar chapa pura de candidatos e outros 4 blocos devem concorrer. Um deles formado com PPS, PRTB e PPL. Outro com PT, PV e PSB. Um terceiro com PDT, PP, PR, DEM e PRP e outra composição entre PTB e PCdoB.
Há ainda uma outra coligação majoritária com outros oito partidos da base governista, tendo como candidato à reeleição o senador, Eunício Oliveira (MDB). São eles: MDB, PSD, PSC, PHS, PRB, Podemos, Avante e Solidariedade. Essa coligação conta apenas com um candidato ao Senado, no caso, Eunício, que é apoiado pelo governador.
Enquanto isso, no campo adversário da disputa ao Governo do Estado, a coligação do candidato, general Guilherme Theophilo, é formada pelo seu partido, o PSDB, e o PROS, cada partido com um candidato ao Senado. Pelo PROS, o empresário Luis Eduardo Girão, e pelo PSDB, a ex-presidente da Associação dos Médicos do Estado, Mayra Pinheiro.
Para as eleições de vagas no Legislativo Estadual e no Legislativo Federal, o PROS e o PSDB vão lançar cada um uma chapa pura de candidatos, sem coligação com outros partidos.
Já o PSOL, que lançou o candidato a governador, Ailton Lopes, se coligou com o PCB na disputa majoritária, assim como nas eleições proporcionais marcharão juntos. O PSL, com o candidato a governador do Estado, Hélio Gois, está na disputa majoritária “sozinho”, diferente da eleição proporcional, em que aparece coligado com o DC. O outro candidato a governador do Estado, Francisco Gonzaga, do PSTU, não compõe aliança com outros partidos na majoritária e na proporcional e disputará sem coligação.
(Com informações Diário do Nordeste)