segunda-feira, 5 de agosto de 2019

CAMOCIM RECEBE O PROJETO VIDAS PRESERVADAS

O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopije), promove nesta segunda-feira (05/08) um encontro do Projeto Vidas Preservadas em Camocim. O evento inicia às 14h no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e é destinado aos órgãos públicos, organizações não governamentais, profissionais de comunicação e gestores e técnicos  municipais.  
O objetivo do evento é oferecer um momento de sensibilização, mobilização e fortalecimento das políticas públicas para a promoção da saúde através da prevenção e da posvenção do suicídio. As palestras serão ministradas pelo coordenador do Caopije, Hugo Mendonça. 
Esta é a primeira ediçãdo Encontro Regional do Projeto Vidas Preservadas no município, que contará com o envolvimento de outras cidadesAlcântarasBarroquinha, Carnaubal, Cariré, Coreaú, Croatá, Cruz, Forquilha, Graça, Granja, Groaíras, Hidrolândia, Massapê, Meruoca, MoraújoFrecheirinhas, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, Massapê, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Sobral, Ubajara, Uruoca, Varjota, Viçosa do Ceará. Em julho, o Encontro foi realizado em Santa Quitéria e nos municípios vizinhos. Nesse mês, o Projeto também será apresentado em Mossoró, no Rio Grande do Norte. 
De acordo com o promotor de Justiça e coordenador do Caopije, Hugo Mendonça, levar a iniciativa para o interior do Ceará é importante para ampliar a repercussão do projeto. “Visitar esses municípios potencializa esse envolvimento”, completa.   
MPCE promove evento e convida novos municípios para aderirem ao projeto Vidas Preservadas
Vidas Preservadas 
A iniciativa foi criada em 2018 por meio dos Centros de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopije), do Meio Ambiente (Caomace), da Cidadania (CAOCidadaniae Criminal (Caocrim), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). O Projeto foca em sensibilizar e fortalecer políticas públicas para a promoção da saúde do povo cearense por intermédio da ação conjunta entre a sociedade e o MP.  
Dessa maneira, a iniciativa traz uma abordagem intersetorial sobre o tema para promover o debate em diferentes setores da sociedade. Durante 2018, 48 municípios aderiram ao Vida Preservadas. Neste ano, foi dada a continuidade ao acompanhamento dos municípios participantes e foram convidados mais 60 municípios para fazerem parte do Projeto. 
Serviço – Projeto Vidas Preservadas em Camocim 
Quando: 05/08/2019, às 14h 
Onde: auditório do Instituto Federal do Ceará (Rua Raimundo Cals, 2041, Camocim)