segunda-feira, 31 de agosto de 2020

PROFISSIONAIS DO SERVIÇO DE NEONATOLOGIA DA SANTA CASA REALIZAM VISITA TÉCNICA AO SETOR DE NEONATOLOGIA DO HOSPITAL REGIONAL NORTE

Com o objetivo de alinhar processos e continuar parcerias na assistência prestada à pacientes recém-nascidos prematuros de Sobral e outros 54 municípios da região norte do estado do Ceará, profissionais do Serviço de Neonatologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) realizaram uma visita técnica ao Serviço de Neonatologia do Hospital Regional Norte (HRN) na segunda-feira (24/08). Protocolos da Prematuridade, meios de nutrição e plano terapêutico singular foram alguns dos assuntos apresentados aos visitantes.

O encontro entre os profissionais das duas instituições de saúde ressalta a importância da qualidade dos processos assistenciais disponíveis para uma população de cerca de 1,8 milhão de pessoas. A visita proporcionou a apresentação de protocolos de rotinas da Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e Nutrição nos cuidados aos recém-nascidos prematuros. Foram enfatizados métodos padrão de diluição de antibióticos, assim como o monitoramento no uso e rotina de acessos venosos.

Somente no ano passado o Serviço de Neonatologia da Santa Casa recebeu quase 800 pacientes para os cuidados necessários, principalmente em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Com a visita ao HRN, os profissionais da SCMS foram apresentados às ações realizadas para diminuir o tempo de permanência no serviço, a divisão da terapia em metas menores e, como realizar o monitoramento de riscos.