segunda-feira, 30 de novembro de 2020

ELEIÇÃO MUNICIPAL ALTERA COMPOSIÇÃO DA AL EM 10,86% DAS CADEIRAS A PARTIR DE 2021


As eleições para prefeito, cujo segundo turno foi concluído neste domingo (29/11), modificarão em 10,86% a composição da Assembleia Legislativa do Ceará a partir de 2021, pois cinco deputados estaduais foram eleitos prefeitos em seus municípios. Desta forma, cinco suplentes serão efetivados nos mandatos no próximo ano.

Neste domingo, o presidente da Assembleia, José Sarto (PDT), foi eleito prefeito de Fortaleza, enquanto o deputado Vítor Valim (Pros) foi o escolhido para administrar Caucaia pelos próximos quatro anos. No primeiro turno, realizado em 15 de novembro, os deputados estaduais Bruno Gonçalves (PL), Nezinho Farias (PDT) e Patrícia Aguiar (PSD) foram eleitos prefeitos, respectivamente, dos municípios de Aquiraz, Horizonte e Tauá.

Com a vitória de Sarto em Fortaleza, ao deixar o mandato de deputado estadual, o presidente da AL permitirá que seja efetivado o suplente da coligação PP/PDT/PR/DEM/PRP, Manoel Duca (PDT). Já a eleição de Valim em Caucaia irá garantir que o suplente Toni Brito (Pros) se efetive no mandato de deputado estadual no biênio 2021/2022.

Outros resultados: Como suplente de Bruno Gonçalves (prefeito eleito de Aquiraz), será efetivado o suplente Gordim Araújo (Patri). Devido à vitória de Nezinho Farias na eleição em Horizonte, será efetivado o suplente da coligação PP/PDT/PR/DEM/PRP, Lucílvio Girão (PP).

Eleita prefeita de Tauá, a deputada Patrícia Aguiar (PSD) tem como suplente Davi de Raimundão (MDB), que será efetivado quando a parlamentar deixar o mandato na AL. Ambos integraram a coligação MDB/PHS/Avante/SD/PSC/PODE/PRB em 2018.