Integrantes de um mesmo conglomerado urbano, estas cidades prospectam um somatório de 279.090 votantes na referida região. Esse número equivale a 4,25% de todo o eleitorado cearense. Na Região do Sertão dos Crateús, “Terra e Peixe do Povo”, ganha destaque o município que cede o seu nome à região, cidade que possui 55.135 eleitores, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral.
Da realização do pleito municipal ocorrido no dia em que o Brasil comemora a Proclamação da República, os eleitores destes municípios compareceram às urnas e elegeram seus representantes - vereadores e prefeitos para o mandato de 2021 a 2024.
Com 100% das urnas apuradas, tem-se a relação dos prefeitos eleitos em cada um destes municípios:
Ararendá - Dr. Alexandre Felix (PT)
Catunda - Ravenna (PDT)
Crateús - Marcelo Machado (Solidariedade)
Hidrolândia - Iris Martins (PDT)
Independência - Valdi Coutinho (PSD)
Ipaporanga - Amaro Pereira (PT)
Ipueiras - Júnior do Titico (MDB)
Monsenhor Tabosa - Salomão (PDT)
Nova Russas - Giordanna Mano (PL)
Novo Oriente - Nenen Coelho (Solidariedade)
Poranga - Carlos Antonio (PT)
Santa Quitéria - Braguinha (PSB)
Tamboril - Marcelo Mota (PDT)
Por este resultado das urnas, na disputa para o cargo majoritário, o Partido Democrático Trabalhista conquistou 4 (quatro) prefeituras, o Partido dos Trabalhadores conseguiu eleger 3 (três) prefeitos, o Partido Solidariedade saiu vencedor em duas cidades, enquanto PSD, MDB, PL e PSB, cada um conquistou um mandato executivo, elegendo seus candidatos para o governo municipal que se iniciará em 1º de janeiro de 2021.
Imagem: IPECE