domingo, 22 de novembro de 2020

ELEITORADO MERUOQUENSE OPTOU POR MUDANÇA

José Herton Alves de Sousa (PT), é o novo prefeito dos meruoquenses. A população optou por não reeleger o prefe Fonteles. O cenário político projetava no andamento das convenções uma disputa polarizada, que, de fato, se concretizou, entre Herton (PT) e Francisco Antonio Fonteles (PDT), duas candidaturas lançadas nas convenções partidárias por seus respectivos partidos, deferidas dentro da normalidade pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Com expressiva votação, na eleição municipal realizada no último dia 15, Herton foi o vencedor na conquista do eleitorado de Meruoca, obtendo 55,89% dos votos válidos, que corresponde a um total de 5.425 votos. Já Fonteles (PDT), obteve 44,11% dos votos válidos. 

Esta vitória tem como grande baluarte o eleitor meruoquense, que se mostrou adepto e receptivo à identificação da coligação partidária, intitulada "A mudança que o povo quer". 

Vale ressaltar ainda que, assim como em 2016, a eleição de Meruoca contou com o apoio político reconhecidamente de bom e decisivo peso em termos de disputas eleitorais, como é a manifestação da força dos Albuquerques (e aqui, leia-se Zezinho e AJ Albuquerque), agora, em 2020, o vereador Herton com o grupo do ex-prefeito João Coutinho, do PT, receberam de AJ e Zezinho o mesmo apoio político, numa vitória que se expande diante do fato de que se tem em Herton, a sua primeira candidatura a prefeito. 


Por este consolidado apoio, o grupo de João Coutinho, do PT,  já está fechado com AJ Albuquerque para federal. 

Do total de votantes nas eleições municipais de 2020 em Meruoca, 174 eleitores (1,70%) votaram em branco, enquanto outros 339 (3,32%) anularam o voto. Já o número de eleitores que não foi às urnas nesta eleição, é de 1.174, ou seja, 10,30% do eleitorado. A soma dos votos brancos, nulos e abstenções é de 1.687, ou 14,81% dos aptos a votar.
 
Aos 42 anos de idade, também é um dos mais jovens prefeitos do município nos últimos tempos em sua história política.