quinta-feira, 26 de novembro de 2020

TSE APROVA ENVIO DE TROPAS FEDERAIS PARA ELEIÇÃO DE SEGUNDO TURNO EM FORTALEZA E CAUCAIA

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, aprovou, nesta terça-feira, 24/11, o pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) de envio de força federal para atuar durante a realização do 2º turno das Eleições 2020, nos municípios de Fortaleza e Caucaia. A decisão foi tomada ad referendum do Plenário, tendo em vista a proximidade da data do pleito.

A Força Federal atuará na garantia do livre exercício do voto, da normalidade da votação e da apuração dos resultados. A medida está prevista no inciso 14 do artigo 23 do Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965). O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovou, por unanimidade, na sessão de nº 100, no dia 17/11, presidida pelo desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, o envio do pedido de forças federais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o 2º turno das eleições em Fortaleza e Caucaia.

Na última sexta-feira, 20/11, o governador do estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana, em resposta ao presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, concordou com a decisão do tribunal de requisitar a Força Federal para complementar a segurança do 2º turno das Eleições Municipais de 2020 para os dois municípios.