domingo, 22 de novembro de 2020

MUNICÍPIOS CEARENSES ADOTAM SISTEMA DE MONITORAMENTO ELETRÔNICO DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ


Referência no País, com quase 3,4 milhões de visitas domiciliares realizadas e 106.873 pessoas (83.631 crianças e 23.244 gestantes) beneficiadas, o Ceará segue avançando na execução do Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz. Nesta semana, os municípios cearenses iniciaram a aplicação do novo sistema de monitoramento eletrônico (ePCF), gerando dinâmica nova no cadastramento, acompanhamento e monitoramento dos beneficiários e ações do Programa.

As capacitações dos coordenadores e visitadores das famílias do Primeira Infância no SUAS foram realizadas pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) com os 184 municípios cearenses.

“O Primeira Infância no Suas – Criança Feliz integra as ações do programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana. 

A coordenadora do Primeira Infância no Suas/Criança Feliz da SPS, Silvana Simões, lembra que os municípios têm até o dia 30 de novembro para alimentar o ePCF com os dados completos das famílias já visitadas, com ações, metas e medidas adotadas pelos visitadores e coordenações do Mais Infância no SUAS.

O Mais Infância no SUAS/Criança Feliz tem foco na intervenção no contexto familiar e social, atentando para as necessidades com o cuidado das gestantes e crianças na primeira infância de zero a três anos de idade, beneficiárias do Bolsa Família e as de até seis anos de idade que recebem Benefícios de Prestação Continuada (BPC).