segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

APROVADA PELA CÂMARA, MP DO PROGRAMA CASA VERDE E AMARELA SERÁ ANALISADA PELO SENADO


A Medida Provisória (MP) 996/2020, que institui o Programa Casa Verde e Amarela, foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 3 de dezembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem informado sobre a tramitação da medida, que agora será analisada pelo Senado Federal. O objetivo da medida é prover moradia para famílias residentes em áreas urbanas, com renda mensal de até R$ 7 mil, e famílias residentes em áreas rurais, com renda anual de até R$ 84 mil.

Durante a apreciação da MP, os deputados rejeitaram destaques e emendas que tentavam mudar o texto-base do relator, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). Entre outras medidas, o texto aprovado autoriza a União a destinar terrenos de sua propriedade a participantes privados do programa sem autorização legislativa, mas com licitação. Construtoras e incorporadoras interessadas que oferecerem o maior nível de contrapartidas ganham o certame.

O programa substitui o programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), mas os contratos assinados depois da edição da MP, publicada dia 26 de agosto, continuarão regidos por suas regras. As principais diferenças entre os dois programas são o financiamento de melhorias em habitações já construídas e o aumento dos valores totais dos imóveis que poderão ser financiados.