terça-feira, 1 de dezembro de 2020

CRESCE NÚMERO DE MULHERES CANDIDATAS E ELEITAS NO PLEITO DE 2020


Nas eleições 2020, o Tribunal Superior Eleitoral registrou a eleição de 649 mulheres ao cargo de prefeito e 885 para o cargo de vice, o que significa 12,05% do total de chefes do Executivo local eleitos. 

Além do registro recorde de candidaturas femininas em 2020 na disputa pelas prefeituras e câmaras municipais, o total de mulheres eleitas, reeleitas ou que ainda concorrerão no segundo turno também cresceu. 

Os resultados finais serão consolidados por dados oficiais apontam, até o momento que para 12,2% das prefeituras, foram eleitas mulheres. Na eleição de 2016 esse número foi de 11,57%.

Porém, analistas consideram que o aumento ainda não é suficientemente expressivo, mas, ao mesmo tempo, reconhecem que no Brasil há uma curva ascendente na participação feminina nos processos eleitorais. No Congresso Nacional, esse número, que ainda é insuficiente, aumentou para 15%. 

De um modo geral, a participação feminina na política já caminha para além do cumprimento da cota obrigatória de 30% reservada pelos partidos. De acordo com a Justiça Eleitoral, no pleito deste ano as mulheres representam 33,6% do total de 557.389 candidaturas, superando o maior índice das três últimas eleições, que não passou de 32%.