A XV Semana Nacional de Conciliação começa nesta segunda-feira (30/11) com 7.691 audiências agendadas, sendo 1.348 em Fortaleza, e 6.343 no Interior (atualizado às 18h de 27/11). Como forma de prevenção à Covid-19, as audiências conciliatórias serão realizadas preferencialmente por videoconferência, seguindo as orientações definidas pelo protocolo sanitário do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Entre os temas mais recorrentes para conciliação estão: alimentos, divórcio e guarda, na área de família; cobrança, indenização e obrigação de fazer contra empresas de telefonia, instituições financeiras, planos de saúde e concessionárias de serviço público. A mobilização é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006 e conta com a participação dos Tribunais de todo o país.
Para ser ter uma ideia da força-tarefa no Interior, somente a Comarca de Acaraú agendou 443 processos, que serão divididos em três pautas simultâneas.
Esta edição prossegue até 4 de dezembro e envolve todas as unidades Cíveis (Varas Cíveis, de Família e Juizados Especiais Cíveis), além dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) da Capital e Interior do Estado.