quinta-feira, 5 de agosto de 2021

EVANDRO DESTACA CONCURSO DA AL E PACTO CONTRA CORONAVÍRUS NO NARCÉLIO LIMAVERDE

 


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), adiantou, na  manhã desta quinta-feira (05/08), no programa Narcélio Limaverde da rádio FM Assembleia (96,7MHz), que a prova do concurso público da AL, que recebeu 33 mil inscritos, será ministrada em 7 de novembro.

“Pensamos em reabrir inscrições para as pessoas que desejem participar, mas não fizemos para evitar possíveis querelas judiciais, seguindo a orientação de nossa assessoria jurídica e procuradoria jurídica”, explicou.

Anunciado ainda em 2019, o concurso da AL  prevê o preenchimento de 100 vagas, sendo 70 de nível superior e 30 de nível médio. As oportunidades contemplam áreas, como Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Informática, Jornalismo, Design Gráfico, Psicologia, Publicidade e Propaganda, entre outros. Algumas dessas vagas serão destinadas a Pessoas com Deficiência.  

Pacto

Evandro Leitão fez  ainda um retrospecto das ações do Pacto contra o Coronavírus, dos últimos 15 dias, iniciativa da AL e parceiros, quando visitou em torno de 16 cidades do interior cearense, promovendo a sensibilização da população quanto à necessidade da vacina e viabilizando o acesso das pessoas ao cadastro para vacinação. Segundo ele, a partir de agosto, começa um segundo momento, quando devem ocorrer reuniões regionalizadas, de forma virtual, a fim de ouvir as demandas do setor produtivo de cada região. 

“O setor produtivo foi um dos mais impactados durante a pandemia, e o Estado já tomou alguma iniciativas no sentido de diminuir esse impacto, como a liberação de crédito para os micro e pequenos empreendedores, mas ainda há outras demandas, e precisamos ouvir cada região e suas especificidades para que sejam encaminhadas ao governador Camilo Santana, para que ele nos envie propostas na forma de mensagens”, disse. 

Evandro Leitão também comentou sobre o projeto de lei de autoria da Mesa Diretora, e aprovado pela Casa, que autoriza a AL a adquirir e distribuir 10 mil cestas básicas por mês para a população cearense enquanto durar o decreto de calamidade pública do estado. A proposta surgiu a partir de uma campanha de arrecadação promovida pela Casa em março deste ano, quando foram arrecadadas 33 toneladas de alimentos para distribuição para população em situação de vulnerabilidade. 

A nova proposta, já sancionada, segue uma série de critérios visando uma maior efetividade e transparência da ação. “Serão beneficiados, prioritariamente, os 20 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano. As famílias que desejam ser assistidas pela ação devem estar cadastradas nos programas sociais do Governo do Estado”, assinalou. 

RETORNO

O programa retornou na FM Assembleia, na última quarta-feira (04/08), com apresentação da jornalista Kézya Diniz, e com Narcélio Limaverde, no quadro Fortaleza Antiga.

Nesta quinta-feira, a atração recebeu o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB/CE), Rafael Castelo Branco, que  comentou as demandas recebidas pelo órgão durante a pandemia. 

Conforme observou, as principais dúvidas são relacionadas aos planos de saúde, direitos dos aposentados e denúncias de violência, e podem ser comunicadas pelos telefones 3216.1600 ou 3216.1603. Já em casos de denuncias, o Disque 100 é responsável por receber essas demandas.

A assessora técnica de projetos culturais do Centro Cultural do Bom Jardim, Monique Souza, também participou, anunciando programação até o dia 8 de agosto. A programação pode ser conferida através do instagram @centroculturalbomjardim. O programa contou ainda com a participação do diretor executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha, que destacou as publicações virtuais do Inesp.

O deputado Renato Roseno (Psol) outro convidado  comentou as atividades do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. Já a deputada Augusta Brito (PCdoB) destacou os avanços conquistados e ainda a conquistar às vésperas de mais um aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.

Com transmissão multiplataforma  pela rádio FM Assembleia e canais do Youtube e Facebook da Casa, o programa é apresentado nas quartas e quintas-feiras, dias em que ocorrem as comissões e sessões legislativas,durante o período de pandemia.

 Além de Kézya Diniz e Narcélio Limaverde, a equipe reúne, na coordenação, Tarciana Campos; produção, Layanna Vasconcelos e Simony Silva; reportagem, Silvio Augusto, Cláudio Teran e Magnólia Paiva; edição de áudio, Jorge Luiz; direção de vídeo, Rodrigo Lima; coordenação de programação, Ronaldo César e supervisão de Rafael Luis Azevedo. Comentários ou sugestões para o programa podem ser encaminhadas pelo WhatsApp (85) 98201.4848.