terça-feira, 3 de maio de 2022

ESTUDO APONTA QUE ENSINO INTEGRAL COLOCA ALUNOS UM ANO À FRENTE


Um estudo realizado com estudantes do ensino médio em Pernambuco apontou que a escola em tempo integral possibilitou ganhos significativos na aprendizagem.

Ao analisar o desempenho dos alunos em avaliações oficiais, o trabalho mostrou, isolando outros fatores, que o desempenho nas matérias de português e matemática saltou mais de um ano com a expansão da carga horária.

Em entrevista à CNN Rádio, um dos responsáveis pela pesquisa, o economista Leonardo Rosa explicou que o ensino integral é uma forma de tentar igualar o ensino brasileiro com o de outros países.

“O estudo que a gente realizou, da perspectiva comparada com outros países, mostra que o Brasil tem uma carga horária baixa para estudantes do ensino médio. O país acaba ficando na lanterna em relação à carga horária. Se pensarmos como outros países fizeram uma educação que deu certo, um dos elementos é o estudante ficar mais tempo na escola, para ter mais oportunidades de aprendizagem”, disse ele.

Países de nível de desenvolvimento semelhante ao do Brasil, como o Chile, já adotaram uma política muito mais agressiva porque entenderam que a escola cumpre um papel multidimensional na vida do estudante.