sexta-feira, 30 de agosto de 2019

LABORATÓRIO DE GESTÃO CULTURAL PALESTRA SOBRE MARCO REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL


Com o objetivo de apresentar o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil aos agentes culturais, Giuliana Kauark, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ministra uma palestra sobre o tema nesta sexta-feira (30), às 16h, na Casa da Cultura de Sobral. A atividade faz parte da programação do Laboratório de Gestão Cultural. O acesso é gratuito e aberto ao público.
O advento de um novo marco regulatório na relação entre o poder público e as organizações da sociedade civil (MROSC) trouxe novas perspectivas e desafios para a gestão pública. Na palestra serão abordadas as mudanças de paradigma e as especificidades na celebração de parcerias MROSC, bem como as possibilidades do uso deste instrumento para as políticas culturais.
Neste mês de agosto serão realizadas as aulas da última disciplina do curso, “Gestão de fundos estaduais e municipais de Cultura”. Quem ministra a disciplina é a professora Cecília Rabêlo, especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) e Instituto Itaú Cultural.
O intuito é esboçar as relações econômicas que permeiam a cultura. Serão discutidos os mecanismos de financiamento, dando aporte aos gestores para melhorar práticas de elaboração e avaliação de políticas públicas de cultura.  Tudo isso colocando em pauta as relações estabelecidas entre Estado e Cultura, a institucionalização e administração pública da cultura.
Giuliana Kauark é membro do Observatório da Diversidade Cultural e coordenadora do Coletivo de Gestão Cultural do Observatório de Políticas e Gestão Cultural do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.
Cecília Rabêlo é vice-presidente da Comissão de Direitos Culturais da OAB/CE, Coordenadora Administrativa-Financeira e Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (CNPq/Unifor).
Desde de 2018, o Laboratório de Gestão Cultural promove oficinas, seminários e cursos livres abertos a comunidade, além de abrir algumas vagas para ouvintes nas disciplinas.
SERVIÇO 
Palestra “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”, com Giuliana Kauark
Dia 30/08 (Sexta-feira), às 16h na Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, nº 929 - Centro Sobral - CE). 
A atividade acontece como parte da Pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural. Informações: www.laboratoriosculturais.com. Acesso gratuito e aberto ao público.