quarta-feira, 28 de agosto de 2019

IDILVAN ALENCAR PRESIDIU AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA CÂMARA


Na terça-feira (27/08) o Deputado Idilvan Alencar presidiu audiência pública sobre o Programa de Estímulo e Cooperação na Escola (Prece). O encontro fez parte da agenda da Comissão de Educação.

A audiência pública abordou os 25 anos do programa trazendo para o debate o contexto da criação doPrece, os impactos na educação básica até a superior e formação social dos estudantes. Além disso, a parceria com a Secretaria de Educação, universidades e os resultados do programa no estado do Ceará foram abordados.

Participaram das mesas de debate o deputado Celio Studart (PV-CE), Frank Viana Carvalho, doutor em Filosofia pela USP, Ana Maria Teixeira Andrade, doutora em educação, Elton Luz Lopes, doutor em Química de Produtos Naturais, Tony Werinson Ribeiro Ramos, mestre em Ciências Políticas, Manoel Andrade Neto, Fundador do PRECE e professor da UFC, Rogers Mendes, secretário executivo de Educação do Ceará, Custódio Luís Almeida, vice- reitor da Universidade Federal do Ceará e Maurício Holanda , ex-Secretário de Educação do Ceará.

A estudante Gisele Lima da Escola Profissionalizante Alan Pinto Tabosa, em Petencoste falou da importância que o PRECE tem na sua formação. “Para nós estudantes o ponto mais importante é a formação socioemocional em que a educação socioeducativa promove nas nossas vidas”. Ela também destacou  a relevância de projetos como as oficinas oferecidas nas escolas. “Nós acreditamos que esse tipo de modelo é transformador, porque gera frutos. Como aluna de escola pública aprendi com essa educação cooperativa que nos faz aprender com o outro, completou.

*O que é o PRECE?*

O PRECE é um programa que mostra a importância da cooperação entre os próprios alunos para a aprendizagem. O programa começou há 25 anos a partir de um problema bem concreto e ainda atual: como fazer com que jovens  de  baixa renda, excluídos socialmente, pudessem  ingressar na universidade? Essa pergunta feita pelos próprios jovens, fora da escola, com atraso e sem condições de frequentar a escola. Eles tinham uns aos outros. E viram que era possível. Eles entraram na universidade e voltaram para suas cidades para continuar o projeto. É essa história que conheceremos hoje aqui, que inspira e aponta caminhos.