terça-feira, 27 de agosto de 2019

SOBRAL É O MUNICÍPIO CEARENSE QUE MAIS INVESTIU EM CULTURA EM 2018


Segundo matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo no domingo (25/08), Sobral é o município cearense que mais investiu proporcionalmente em Cultura no ano 2018. Em se tratando da Região Nordeste, é o 5º município com maior investimento e o 11ª no ranking nacional, com um total de R$ 10,1 milhões, que equivale a 1,55% do orçamento municipal para o mesmo ano.
A matéria que destaca os investimentos em Cultura tem como base dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (Siconfi) e analisou 50 municípios. Dos184 municípios do Ceará, a única outra cidade a aparecer na lista é a capital Fortaleza.
A posição de Sobral mostra a expansão das políticas culturais realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), do Instituto Ecoa, e da parceria com o Sesc, que ampliou a participação popular em programações gratuitas, abertas a todos os públicos e que engloba música, teatro, dança, circo e outras atividades da campanha #ocupaSobral, além de gastos com o patrimônio histórico e grades festas populares.
“A cultura é investimento imprescindível em qualquer contexto de promoção da cidadania, atuando estrategicamente como vetor de transformação social, principalmente para a juventude”, afirma Igor Bezerra, secretário da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral.
Matéria completa no site da Folha de S. Paulo AQUI