segunda-feira, 26 de agosto de 2019

LEÔNIDAS CRISTINO PROPÕE EXPANSÃO DO USO DA ENERGIA SOLAR COM MARCO LEGAL E ATRAÇÃO DE INDÚSTRIAS

O deputado federal Leônidas Cristino defendeu na Câmara a criação de uma política de Estado para estimular a expansão do setor fotovoltaico e de um Marco Legal da Energia Solar. “Gargalos podem ser vencidos com leis que dêem segurança ao consumidor e investidores. Um módulo fotovoltaico fabricado no Brasil custa 25% a 30% em comparação com o mesmo produto importado”.
Leônidas Cristino observou que uma consequente ação de desoneração dos insumos e componentes para geração desta energia pode atrair investidores externos para ampliar o parque fabril e baratear custos, aumentando a capacidade de fornecimento dessa fonte tão abundante no País e no Nordeste. “Quando fui secretário de Infraestrutura no governo Ciro Gomes em 1992” - lembra o deputado - “o Ceará deu os primeiros passos nessa tecnologia e lançamos um projeto para conhecer o potencial das energias renováveis eólica e solar. O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a fazer medição científica de potencialidade dos ventos para a geração de energia”.
De modo pioneiro pelo porte, na época foram instalados quatro aerogeradores de 300 kW no Porto do Mucuripe - ainda hoje funcionam - e pequenos sistemas de energia solar em 14 comunidades do interior do Ceará distantes da rede de energia elétrica. 
O deputado disse que o Brasil precisa crescer nessa tecnologia limpa, que gera empregos de qualidade – 25 a 30 empregos são criados por cada megawatt instalado. “Massificar essa produção vai ajudar o cidadão comum que acha caro o preço da conta de luz. Propiciar uma energia mais barata é fundamental no desenvolvimento do país”, ele afirmou.
(Via Blog do Roberto Moreira)