quinta-feira, 22 de agosto de 2019

ASSEMBLEIA APROVA PROJETO DE ADERLÂNIA NORONHA QUE PROPÕE “CARTÃO DIGITAL DE VACINAÇÃO”


Assembleia aprova projeto de Aderlânia Noronha que propõe “Cartão Digital de Vacinação
Foi aprovado, nesta quinta-feira (22), no plenário da Assembleia Legislativa, o projeto de indicação 64/2019, de autoria da deputada Aderlânia Noronha (SD), que dispõe sobre a criação do *Cartão Digital de Vacinação e de um banco de dados para armazenamento das informações, no âmbito do Sistema de Saúde Estado do Ceará.
Segundo o projeto, o Cartão Digital de Vacinação deverá utilizar recursos computacionais para cadastrar informações de vacinação, contendo, dentre outros, o local, o lote de fabricação, data de vacinação e fabricante, na forma do regulamento. "As informações referentes aos pacientes e à vacinação, bem como aos procedimentos utilizados, deverão ser salvos eletronicamente em um banco de dados, que servirá de base para planejar ações de saúde pública, para promover campanhas de conscientização e para adquirir e administrar as vacinas de forma adequada", explicou Aderlânia Noronha.
A parlamentar destacou a importância da aprovação do projeto diante das últimas notícias sobre ações que prometem a modernização da saúde no Estado. “O Governador Camilo Santana lançou um pacote de medidas para fortalecimento da rede de atenção primária, criação do hub da saúde, entre outras ações prioritárias. Com a criação do Cartão Digital de Vacinação e do banco de dados interligando toda a rede de saúde, será possível acompanhar o histórico de imunização de cada cidadão, evitando qualquer conflito de informações, como saber se a pessoa já recebeu determinada vacina ou não", disse Aderlânia.
O projeto prevê que a Secretaria de Saúde do Estado será a responsável pela criação do Cartão Digital de Vacinação e do Banco de Dados para armazenamento de informações sobre a vacinação, bem como o treinamento para que os profissionais possam atualizar o sistema com os dados sobre as crianças e cidadãos que sejam vacinados a partir do início da informatização do processo.