sexta-feira, 8 de novembro de 2019

CUIDADOS SIMPLES COM AS CRIANÇAS DURANTE O PERÍODO DE ALTAS TEMPERATURAS

O tempo quente e seco, característico de Sobral nesta época do ano, impacta de forma especial as crianças, que requerem cuidados específicos. Com temperaturas em média de 38º e com uma umidade relativa do ar alcançando o patamar de 22%, o estado é de atenção, segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A baixa umidade do ar acarreta problemas alérgicos respiratórios e doenças de pele que podem atingir as crianças com mais frequência.
A médica Renata Freitas, coordenadora da neonatologia do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, alerta os pais sobre os efeitos da baixa umidade do ar na saúde das crianças. “Nessa época do ano, Sobral fica muito quente e com o ar muito seco e isso traz muitos sintomas, em especial nos extremos de idade: as crianças e os idosos”, ressalta.
Cuidados


É possível minimizar os efeitos da baixa umidade e seus sintomas, principalmente respiratórios como ressecamento das mucosas, sangramentos nasais, irritação ocular e ressecamento da pele. “São medidas simples que possibilitarão que as crianças tenham mais conforto e ressequem menos as mucosas, diminuindo os sintomas nessa época do ano”, completa. A médica orienta sobre algumas medidas simples e que podem ser tomadas para aliviar esses efeitos.

Baixa umidade


Nas últimas 24 horas, Sobral alcançou uma umidade relativa do ar de 22%, segundo dados da Funceme. O percentual mais adequado para o ser humano é em torno de 60%. Entre 31% e 40% de umidade temos estado de observação, entre 21% e 30% estado de atenção e o alerta entre 12% e 20%; abaixo de 12% é emergência. “Sobral chegou a 22% de umidade e por isso o estado de atenção. O estado de emergência, alerta, atenção e observação requerem cuidados em se hidratar, evitar se expor à maior incidência dos raios solares”, recomenda o meteorologista da Funceme Raul Fritz.

Fritz ressalta que a umidade é variável ao longo do dia porque depende das condições meteorológicas. No entanto, um estado menos crítico e prejudicial vai sendo alcançado à medida que começarem a aparecer de forma regular as primeiras chuvas. O meteorologista explica que no primeiro semestre do ano se concentram as chuvas, dando origem à quadra chuvosa, em especial no período entre fevereiro e maio. “Inclusive nos anos de seca temos a presença de chuvas, mesmo abaixo da média, e a chuva traz umidade para o solo e para o ar”, ressalta. No segundo semestre, quando cessa o período chuvoso, a tendência é de que o ar também fique mais quente e seco.