terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

“AS BIG TECHS NÃO SÃO ENVIADAS DE DEUS”, DIZ MORAES

Na semana em que bloqueou a plataforma Rumble no país, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez um discurso contra as “big techs, segundo revelou o jornal O Globo nesta segunda-feira, 24.


Segundo Moraes, as grandes empresas de tecnologia “são grupos econômicos” que buscam dominar a economia e a política mundial, além de visarem o lucro.

“Tudo para as big techs é dinheiro, é negócio. ‘Assim como vendemos carro, vamos vender candidatos’. Só que é um negócio que, dando certo, gera um lucro muito maior. Faz com que se aprovem as leis, mande no país.

As big techs não são enviadas de Deus, como alguns querem, e não são neutras. São grupos econômicos que querem dominar a economia e a política mundiais, ignorando fronteiras, a soberania nacional, as legislações, para terem poder e lucro”, disse o ministro, em aula magna na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Na visão de Moraes, os algoritmos das plataformas digitais priorizam mensagens consideradas “discurso de ódio“, o que, segundo ele, descredibilizam os “três pilares da democracia”.