quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA TEM ALTERAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DAS BANCADAS PARTIDÁRIAS EM 2025

ano de 2025 começa com mudanças nas bancadas partidárias da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A nova composição é decorrente da alteração de partido de 13 parlamentares da Casa, dessa forma, a movimentação reflete diretamente na formação dos blocos e na disposição de membros das comissões técnicas.

O diretor do Departamento Legislativo da Casa, Carlos Alberto Aragão, lembra que a proporcionalidade partidária é determinante para a composição das comissões técnicas, do Conselho de Ética, Procuradoria Especial da Mulher, Conselho de Altos Estudos, entre outros. “Cabe ao presidente, mediante as indicações das lideranças de bloco e partidárias, formatar o quociente partidário e depois pedir que os respectivos líderes indiquem os parlamentares para compor as comissões técnicas”, detalha.

“Além das 20 comissões, temos o Conselho de Altos Estudos, o Conselho de Ética, a Procuradoria da Mulher e a Ouvidoria. Então, o presidente, diante dessa formatação das lideranças, vai distribuir esses cargos entre os parlamentares de diversos partidos”, explicou Carlos Alberto. 


Com 15 deputados, a bancada PT/PCdoB/PSD/PSDB/Cidadania é a maior da Casa. No bloco PT/PCdoB estão os deputados Alysson Aguiar, De Assis Diniz, Fernando Santana (substituído pelo suplente Guilherme Sampaio), Jô Farias, Juliana Lucena, Júlio César Filho, Larissa Gaspar, Missias Dias, Moisés Braz (substituído por Nizo Costa) e Oriel Filho (licenciado e substituído por Antônio Granja). Oriel Filho se desfiliou do PDT e agora pertence ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Completando o maior bloco da Casa, aparece o PSD, representado pelos parlamentares Fernando Hugo, Lucílvio Girão e Simão Pedro, enquanto o Cidadania/PSDB conta com as deputadas Emilia Pessoa e Luana Régia.

Com a filiação de 12 parlamentares ao PSB, entre deputados em exercício e licenciados, o partido passa a compor o bloco PSB/Avante, formando a segunda maior bancada da Casa, com 11 deputados em exercício. O presidente da Casa, Romeu Aldigueri, lidera o bloco, seguido pelos parlamentares Guilherme Landim, Jeová Mota, Lia Gomes (licenciada e substituída pelo suplente Tin Gomes), Marcos Sobreira, Osmar Baquit (assumiu o suplente Guilherme Bismarck), Salmito, Sérgio Aguiar, Antônio Granja e Marta Gonçalves. O deputado Stuart Castro, do Avante, completa o bloco. 

Na atual composição do legislativo, o PDT passa a contar com cinco parlamentares: Antônio Henrique, Cláudio Pinho, Lucinildo Frota, Queiroz Filho e Bruno Pedrosa. No União Brasil estão os deputados Felipe Mota, Firmo Camurça, Heitor Férrer e Sargento Reginauro. O Partido Liberal (PL), por sua vez, tem Alcides Fernandes, Carmelo Neto e Dra. Silvana.

Com três deputados, o MDB tem o 1º vice-presidente da Casa, deputado Danniel Oliveira, além de Agenor Neto e Davi de Raimundão, assim como o Progressistas, com João Jaime, José Albuquerque (com Almir Bié na suplência) e Leonardo Pinheiro.

O Republicanos segue com dois deputados: Apóstolo Luiz Henrique e David Durand, enquanto o Psol conta com o deputado Renato Roseno.