segunda-feira, 13 de agosto de 2012

EM FORTALEZA: SEGUNDA PESQUISA IBOPE

Segundo pesquisa Ibope encomendada pelo Diário do Nordeste, o candidato à sucessão municipal de Fortaleza Moroni Torgan, do DEM, continua na liderança da corrida ao Paço Municipal com 31% das intenções de voto. Na última pesquisa, divulgada no dia 31 de julho, o Democrata aparecia com um índice de aprovação de 32%, uma variação menor que a margem de erro admitida pelo Instituto, que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Realizada entre os dias 9 e 11 deste mês, a pesquisa, que entrevistou 602 eleitores, obteve os seguintes índices:
Moroni Torgan (DEM) – 31%
Inácio Arruda (PD do B) – 13%
Heitor Férrer (PDT) – 12%
Renato Roseno (PSOL) – 8%
Roberto Cláudio (PSB) – 8%
Elmano de Freitas (PT) – 6%
Marcos Cals (PSDB) – 6%
Francisco Gonzaga (PSTU) – 1%
André Ramos (PPL) – 0
Professor Valdeci (PRTB) – 0
Brancos/Nulos – 10%
Não sabe/Não respondeu – 5%
Espontânea
A pesquisa também contou com a chamada intenção espontânea de voto, quando a relação dos candidatos não é apresentada aos entrevistados. Neste quesito, 18% dos eleitores citaram Moroni como o candidato em quem votariam. Mas 33% deles não mencionaram nenhum postulante à prefeitura de Fortaleza.
No quadro desenhando pela pergunta espontânea, Moroni Torgan ficou com 18% dos votos dos entrevistados, Inácio Arruda foi mencionado por 9%, Heitor Férrer e Roberto Cláudio receberam o mesmo número de menções (7%). Renato Roseno, Elmano de Freitas e Marcos Cals, tiveram 5%, 4% e 3%, respectivamente. Os demais candidatos não atingiram o índice de 1% das menções dos eleitores fortalezenses.