terça-feira, 28 de maio de 2013

MASSAPÊ PROMOVEU AÇÃO DE APOIO A VACINAÇÃO DA FEBRE AFTOSA

O município de Massapê, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária do município, e em parceria com a EMATERCE, realizou no último final de semana (26), na fazenda Mumbaba, vacinação contra a febre aftosa, somando esforços com os demais municípios do Estado, no sentido de que a doença seja erradicada do meio rural.
Pecuaristas, agricultores e o povo em geral participaram da atividade, já que o interesse quanto à erradicação é comum entre todos. As principais autoridades do Município, dentre elas o prefeito Antonio José, o presidente da Câmara de vereadores, Potim, e outros integrantes do Legislativo também, se fizeram presentes ao evento.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e vacinou 91,07% do rebanho no estado do Ceará. A meta era de 90%. O resultado é um esforço conjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, da Adagri, Ematerce e das prefeituras municipais.
O Ceará tem aproximadamente, 2 milhões e 500 mil animais, entre bovinos e bubalinos (búfalo) e 140 mil produtores. A meta alcançada é o passo mais importante para que o Ceará alcance a situação de zona livre de febre aftosa com vacinação. Com previsão para o reconhecimento nacional até o final de 2011 e reconhecimento internacional até o inicio de 2012.
Em Massapê, os presentes puderam prestigiar, dentro da programação da vacina, diversas atividades como corrida de jumento, pega de boi, concurso de melhor aboio, Segura Pião (montaria em animal bravo) e concurso de melhor vaqueiro laçador. Todas estas competições tiveram premiações.

(Fotos: Diego Marques)