quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CTTU DE SOBRAL ESTÁ ARQUEJANDO

Enquanto o trânsito de Sobral cresce desordenamente, a Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) está arquejando. Atualmente o órgão conta com efetivo de 11 agentes, sendo que diariamente só são dois para dar conta de fiscaliza o trânsito no centro e bairros, quando o ideal seria pelo menos 50 agentes de trânsito. Mas os problemas da CTTU não para por aí, e a única viatura do órgão está parada para manutenção há mais de cinco meses, sendo necessário o uso de uma viatura da Guarda Municipal para fiscalização noturna, as poucas motos estão em péssimo estado de conservação, o caminhão que faz manutenção de sinais e sinalização está quase parando. 
Diante deste cenário, faz-se necessário a realização de concurso público, não só para reposição, mas, principalmente para ampliação do número de agentes de trânsito. Bem como aquisição de novos veículos e equipamentos.
Desde que foi criada em 1997, a Guarda Civil Municipal de Sobral, foi pioneiro em municipalizar o trânsito quando firmou convênio com o DETRAN-CE, assumindo parcialmente a fiscalização do trânsito da cidade. Pouco mais de um ano após a lei 9.503 ser sancionada, em 18 de agosto de 1998, o município já requereu a abertura do processo assumindo totalmente a fiscalização e gerenciamento do trânsito urbano, Integrado ao Sistema Nacional de Trânsito.

O único concurso que houve para o ingresso na instituição ocorreu em 2006, quando foram contratados 20 Agentes de Trânsito e que hoje se encontra com quadro defasado de agentes.